segunda-feira, 10 de julho de 2023

CAF e as politicas públicas de ATER no Maranhão


 Aconteceu na  Assembleia Legislativa do Estado, nesta segunda-feira (10), o Seminário Estadual sobre o CAF e Políticas Públicas de ATER no Maranhão, realizado pela Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural (Agerp), no Auditório Fernando Falcão, da Alema, com o apoio da Assembleia, CAF , Governo do Maranhão , Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e Famem.
O evento, que contou com a participação de diversos prefeitos, vereadores, secretários municipais de Agricultura e sindicatos de trabalhadores rurais.

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale participou e aproveitou para explanar aos participantes que a Assembleia Legislativa do Maranhão sensibilizou-se com os apelos de entidades de trabalhadores rurais do Estado, que têm enfrentado inúmeras dificuldades para ter acesso ao Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

“A inscrição no CAF tornou-se um requisito indispensável para obtenção do acesso às diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar. Nossos pequenos produtores rurais, lavradores humildes de diversas regiões do nosso estado, não estão conseguindo se cadastrar. Esta demanda chegou até nós, daí a razão de realizarmos este seminário, em busca de uma saída. Precisamos resolver este problema”, declarou a presidente da Alema.

O presidente da Agerp, Sandro Montenegro, fez uma explanação sobre o Sistema Estadual de Agricultura Familiar do Maranhão, e discorreu sobre medidas adotadas pelo Governo do Estado, para assegurar inscrições no CAF, requisito básico para obtenção do acesso às diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar.

O evento contou também com a presença do vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Paulo Henrique Aragão Catunda. A prefeita de Olinda Nova, Conceição Cutrim, representou a presidência da Famem, e o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Ricarth Almeida, representou o titular do órgão, ex-deputado Bira do Pindaré.

Em sua fala, Ricarth Almeida destacou iniciativas do Governo do Maranhão para melhorar a qualidade dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), prestados aos agricultores familiares. 

O prefeito de Poção de Pedras, Francisco Pinheiro, afirmou ao blog que "O sistema é muito importante, dada a proporção que a CAF se tornou ele está substituindo a DAP, e muitos agricultores estão com carência de informações e até de poder se regularizar, na minha cidade apenas o sindicato que faz e nós estamos aqui com boa intenção com responsabilidade na assembleia participando do seminário  para poder habilitar a prefeitura, tem um servidor disponível para esses agricultores poderem se regularizar e sanar qualquer dúvida que venham a ter, nosso compromisso é atuar seriamente", concluiu .

Durante o dia uma ampla programação com várias palestres entre elas: O cadastro Nacional da Agricultura Familiar, Garantia Safra; Restaurantes Populares; Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar; Compras Institucionais: PAA , PNAE, PROCAF; Como a AGERP e as prefeituras vão atender a demanda de cadastramento dos Agricultores familiares no CAF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário