quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Leandro Bello: "A iniciativa vai trazer novos olhares para Timon".

 

O deputado estadual Leandro Bello (Podemos), realizará no próximo fim de semana (14 e 15), a triagem para o mutirão de cirurgias de catarata e pterígio no município de Timon, que acontecerá no Hospital Regional de Timon Alarico Pacheco, como parte das ações do projeto “Saúde em Ação”. A iniciativa conta com o apoio do governador Carlos Brandão (PSB), que destinou recursos para a realização dos procedimentos cirúrgicos. 


Uma estrutura será montada e equipada para os exames pré-operatórios no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Pleno de Timon, localizado no bairro Parque Alvorada em Timon.

Mutirão acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro, no Hospital Regional de Timon Alarico Pacheco, como parte das ações do projeto “Saúde em Ação”

De acordo com o deputado estadual Leandro Bello, a triagem é fundamental para entender a demanda de cada paciente. “A ação é importante para identificar os pacientes que enfrentam problemas oftalmológicos e necessitam da cirurgia, quando a cirurgia é o único tratamento eficaz. É muito bom contribuir para a melhoria a vida das pessoas”, contou o parlamentar

“Agradeço a sensibilidade do governador Carlos Brandão, que liberou com agilidade os recursos necessários para a realização do programa ‘Saúde em Ação’. A iniciativa vai trazer novos olhares para Timon.”, finalizou Leandro Bello. 
A Catarata

A catarata é uma lesão ocular que torna o cristalino opaco e deixa a visão embaçada, como se houvesse uma névoa diante dos olhos.  Atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. A evolução costuma ser lenta, e a doença pode afetar primeiro um dos olhos e só mais tarde o outro.

O pterígio

O pterígio é nada mais do que uma alteração na membrana transparente do olho, que é chamada de conjuntiva. Esta alteração costuma ser sobre a superfície do olho em direção à pupila e é por este motivo que é o problema é conhecido por “carne no olho”. É, normalmente, uma lesão que cresce de forma lenta ao longo da vida, mas pode parar em determinada altura — o que varia de caso para caso.

Em casos mais avançados de pterígio, ele pode crescer de maneira mais rápida ou pode cobrir a pupila a ponto de interferir na visão do portador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário