quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Blog apresenta informações sobre a dengue

Fotos do Aedes aegypti
A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, variando desde casos assintomáticos a quadros graves, inclusive óbitos. Nos casos sintomáticos pode apresentar três fases clínicas: febril, crítica e de recuperação.

A primeira manifestação é a febre, geralmente acima de 38ºC, de início súbito e duração de 02 a 07 dias, associada à cefaléia, cansaço, mialgia, artralgia, dor retro-orbitária ou exantema. Com o declínio da febre (entre o 3º e 7º dia do início dos sintomas), grande parte dos pacientes recupera-se gradativamente. No entanto, alguns podem evoluir para a fase crítica da doença, iniciando com sinais de alarme.

A dengue pode evoluir para remissão dos sintomas, ou pode agravar-se, exigindo constante reavaliação e observação, para que as intervenções sejam oportunas e os óbitos não ocorram.

Os principais sintomas da dengue são:

Febre alta > 38.5ºC.  Dores musculares intensas.  Dor ao movimentar os olhos. Mal estar.  Falta de apetite. Dor de cabeça, Manchas vermelhas no corpo.

Situação mais complexa quando

Dor abdominal, Vômitos persistentes, Acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico), Hipotensão postural e/ou lipotímia, Letargia e/ou irritabilidade, Hepatomegalia maior 

do que 2cm abaixo do rebordo costal, Sangramento de mucosa e , Aumento progressivo do hematócrito.

 O combate ao mosquito Aedes aegypti.

Algumas ações que a população deve tomar, pelo menos uma vez por semana

Verificar se a caixa d’água está bem tampada,  Deixar as lixeiras bem tampadas, Colocar areia nos pratos de plantas,  Recolher e acondicionar o lixo do quintal, Limpar as calhas, Cobrir piscinas., Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários, Limpar a bandeja externa da geladeira,  Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação, Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado Cobrir bem a cisterna,  Cobrir bem todos os reservatórios de água. combate ao mosquito Aedes aegypti.

Transmissão  

A principal forma de transmissão é pela picada dos mosquitos Aedes aegypti. Há registros de transmissão vertical (gestante - bebê) e por transfusão de sangue.  Existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.



Um comentário:

  1. Muito importante as orientações, é preciso a população saber e se conscientizar.

    ResponderExcluir