Graduado em Administração pela Uema e com doutorado em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, o professor Roberto Serra é o atual diretor da Marandu, agência criada na Uema em 2019 para fomentar projetos de inovação e empreendedorismo.
Durante a entrevista, concedida aos radialistas Álvaro Luiz e Henrique Pereira, o professor Roberto Serra explicou que a Marandu é uma agência que faz a conexão da Universidade com a sociedade e setores produtivos por meio da inovação do empreendedorismo.
“Quando se fala em inovação, a gente pensa nos resultados das pesquisas que são desenvolvidas na Uema. A gente pensa nos laboratórios, nos pesquisadores que estão ali todos os dias produzindo conhecimento, gerando descobertas. E essas descobertas, esses inventos, podem solucionar problemas da sociedade em diferentes áreas”, declarou Roberto Serra.
Com a experiência de quem ocupou o cargo de pró-reitor da Uema durante oito anos, no período de 2015 a 2022, Roberto Serra assinalou que a tecnologia tem associação direta com a ciência e agora surgem novos horizontes por meio do empreendedorismo inovador.
“O importante é utilizar conhecimentos novos e fazer a transferência para o mercado, para a sociedade. Quando isso ocorre, a gente faz inovação. Por outro lado, a gente atua com o empreendedorismo inovador, com alunos, fazendo com que os conhecimentos que eles recebem em sala de aula todos os dias sejam aplicáveis a um tipo de negócio específico na área deles”, afirmou o professor.
Desafio
Ele acrescentou que a Marandu estimula os estudantes a utilizar conhecimentos específicos e, com eles, buscar o desafio de empreender, de montar uma empresa nas áreas de conhecimento que estão recebendo no dia a dia dentro da Universidade.
“Esse empreendedorismo inovador é o empreendedorismo das startups, das empresas nascentes de base tecnológica. Então, a gente pega ciência e tecnologia, alia essas duas palavras e produz inovação. Inovação a partir exatamente dessa ação, dessas empresas que vão surgindo”, assinalou.
Roberto Serra informou, ainda, que a Marandu é vinculada diretamente à Reitoria da Uema.
“Essa nossa agência é chamada Marandu, uma palavra de origem guarani, que quer dizer ideia, novidade, notícia, e nós batizamos essa agência com essa terminologia, com esse vocábulo, para que a gente pudesse resgatar um pouco das tradições dos povos originários e fazer um contraponto ao predomínio do anglicismo que está hoje dominando a agenda da inovação e do empreendedorismo no mundo inteiro”, frisou o professor.
Redação: Manoel dos Santos Neto
Nenhum comentário:
Postar um comentário