O objetivo principal do Fórum é estimular, fortalecer e avaliar a implementação das políticas Nacional, Estadual e Municipais de Educação Ambiental. Formado por integrantes da gestão pública e sociedade civil organizada, o espaço visa discutir problemas e propor soluções sobre a questão ambiental com o intuito de construir um meio ambiente ecologicamente equilibrado para todos.
Na entrevista, comandada pelas radialistas Maria Regina Telles e Adriane Paiva, o presidente Mauro Carramilo falou sobre algumas ações desenvolvidas pelo Fórum. Uma delas é o projeto “1 milhão de árvores”, que visa o plantio de mudas em áreas degradadas em São Luís e no interior do Maranhão.
“O projeto busca a recuperação de áreas degradadas, fortalecendo o cultivo de árvores nativas. Neste momento, estamos criando alguns viveiros de mudas para que possa estar fortalecendo esse trabalho não somente em São Luís, mas também no interior do estado”, destacou.
Alguns viveiros já foram instalados no Parque Independência, no bairro do São Cristóvão, em São Luís, onde anualmente é realizada a Expoema. A próxima etapa da atividade é identificar os locais onde elas serão plantadas. “Não adianta apenas plantar. É preciso cuidar também para que essas árvores possam se desenvolver”, frisou Carramilo.
Outro projeto que está sendo desenvolvido pelo Fórum é o de Alfabetização Ecológica a ser trabalhado com estudantes das redes pública e privada de ensino. O intuito é despertar nos jovens a consciência ambiental acerca da necessidade da preservação do meio ambiente.
Mauro Carramilo chamou atenção para a importância da participação da sociedade nas discussões do Fórum, uma vez que os temas debatidos afetam diretamente a qualidade de vida e bem-estar de todos.
“O Fórum Estadual de Educação Ambiental não é um espaço político-partidário nem do poder público. É um espaço onde todos possam ter voz. Não adianta nós colocarmos as ideias e impor. Trata-se de uma construção coletiva”, afirmou.
O programa ‘Sustentabilidade na Prática’ vai ao ar todas as segundas-feiras, às 10h, na Rádio Assembleia (96,9 FM).
Nenhum comentário:
Postar um comentário